Na última sexta-feira, 08, celebramos esta data com atividades dos turnos Matutino, Vespertino e Noturno. Nossos estudantes do diurno pesquisaram e produziram materiais acerca de leis que garantem o direito das mulheres em nossos país. Já nossas estudantes do noturno tiveram um momento de formação e diversão.

O Dia Internacional da Mulher foi oficializada pela ONU na década de 70, marcando a luta histórica das mulheres para que suas condições fossem equiparadas a dos homens. Se um dia essa reinvidicação foi salarial, hoje ela assume outras pautas tão importante quanto: desigualdade social, de gênero, de cor, de raça, combate ao machismo e, não menos, o feminicídio que mata milhares de mulheres todos os anos em nosso país e no mundo.
Com esse intuito, nossos estudantes celebraram esta data com reflexão e produção de materiais fruto da pesquisa realizada por eles. Com essa atividade, nossa equipe pedagógica quis proporcionar à nossa escola um momento de coletivo de aprendizado. “O CEMEIT tem assumido pautas importantes na educação. O Dia da Mulher não é sobre flores. Ainda que elas sejam Rosas, Violetas, Margaridas, Marias, Anas e tantas outras, este dia é sobre a luta, o compromisso com a causa, a valorização e, acima de tudo, o respeito pela forma como as mulheres são protagonistas da vida no dia-a-dia. É preciso que as leis alcancem essa grandiosidade e que as pessoas se somem à essa luta”, afirmou nosso diretor Gabriel na abertura das atividades desse dia.
Estudantes do diurno, após pesquisarem e produzirem cartazes sobre leis que garantem tais direitos às mulheres, foram conduzidos à quadra para uma apresentação coletiva acerca de cada uma delas. Temas como equiparação salarial, esporte e mulheres, leis trabalhistas, garantias sociais foram abordados. “Estou emocionada com o que estou vendo! Eles foram capazes de pesquisar e ir além. O que cada turma produziu vai além do cartaz porque está gerando consciência e expondo grandes diferenças em nossa sociedade. Se a semente plantada hoje florir, teremos uma socidade mais respeitosa e fraterna no futuro”, afirmou a coordenadora, professora Sandra Rabelo.

Já as estudantes do noturno puderam vivenciar um momento de formação, reflexão e diversão, juntamente com nossas professoras e servidoras. Em sua fala inicial, nossa vice-diretora Elayne Carvalho afirmou que “tirar um tempo para viver aquele momento era a oportunidade de despertar nelas um sentimento de união, de luta e de renascimento. Nossa escola que favorecer essa causa e incentivar nossas estudantes a não desistirem, mesmo que a vida tenha roubado muito delas, o CEMEIT está de portas abertas para ajudá-las a recuperar o tempo perdido, sonhar com um novo futuro e atuar protagonizando uma nova história.”

Com essas atividades, desejamos que nossos estudantes, servidores e professores saiam mais conscientes de que essa causa é de todos e para todos e que nossa sociedade ganha quando nossas mulheres saem do anonimato e se tornam reconhecidas pelo que são e recompensadas justamente pelo que fazem. Quando esse dia chegar, certamente o jardim irá florir!
Para ver mais fotos da apresentações e atividades do Dia da Mulher, acesse o menu Galeria ou clique aqui
CEMEIT, escola que projeta!